BLOG NORMATIZEI
Legislações Sanitárias
10 / Feb / 2025
Quais os materiais usar (e quais NÃO usar!) na reforma da sua clinica?

Quais os materiais usar (e quais NÃO usar!) na reforma da sua clinica?

Na última semana discutimos sobre as características dos materiais a serem utilizados nas reformas dos estabelecimentos de saúde. Neste texto traremos exemplos práticos de tipos de pisos e pinturas permitidos e os proibidos nos estabelecimentos de saúde.

Vale ressaltar que a proibição do material se dá devido as suas características que estão em desacordo com a legislação sanitária em vigor!


Tipos de Pisos Permitidos

  • Porcelanato: Material cerâmico de baixa porosidade, altamente resistente, lavável e com acabamento liso.
  • Piso Vinílico Hospitalar: Feito de PVC, possui alta resistência, fácil higienização e é frequentemente utilizado em ambientes clínicos por suas propriedades antibacterianas.
  • Granilite Polido: Material composto por resinas e pedras naturais, que, após polimento, apresenta superfície lisa e impermeável.
  • Epóxi Autonivelante: Revestimento monolítico que proporciona uma superfície lisa, contínua e altamente resistente a produtos químicos e ao tráfego intenso.
  • Cerâmica Esmaltada: Alternativa comum para áreas que exigem limpeza constante, desde que aplicada com rejuntes resinados que minimizem a porosidade.

Tipos de Pisos Proibidos

  • Madeira Natural (assoalho, tacos): Material poroso que absorve líquidos e dificulta a desinfecção.
  • Cimento Queimado Sem Tratamento: Tem porosidade elevada, permitindo a penetração de líquidos e dificultando a limpeza.
  • Pisos de Pedra Natural (mármore e granito sem polimento): Podem apresentar porosidade dependendo do acabamento, facilitando a retenção de contaminantes.
  • Carpetes e Tapetes: Altamente absorventes, acumulam sujeira, poeira e microrganismos, sendo inadequados para ambientes clínicos.


Tipos de Pinturas Permitidas

  • Tinta Epóxi: Resistente à umidade, lavável e durável, ideal para áreas clínicas e hospitalares.
  • Tinta Poliuretano: Oferece acabamento impermeável e alta resistência a produtos químicos e abrasão.
  • Tinta Acrílica Lavável: Boa opção para ambientes com exigência moderada de higienização, desde que seja de acabamento acetinado ou brilhante.
  • Revestimento Epóxi ou Poliuretano para Paredes: Ideal para áreas que requerem superfícies lisas, impermeáveis e fáceis de limpar.

Tipos de Pinturas Proibidas:

? Tintas à Base de Cal: Porosas e sujeitas a descascar, não possuem resistência adequada à higienização frequente.
? Tintas PVA (à base de água): Embora comuns para uso residencial, apresentam baixa resistência à umidade e absorvem líquidos.
? Texturas Rústicas ou Revestimentos Decorativos porosos: Facilitam a retenção de partículas e dificultam a limpeza.

A escolha de pisos e revestimentos deve priorizar materiais homogêneos, impermeáveis e resistentes, como porcelanato, piso vinílico hospitalar, e tintas epóxi, que são laváveis e permitem a manutenção da assepsia exigida em ambientes de saúde garantindo que os ambientes sejam mais seguros, fáceis de higienizar e atendam às diretrizes sanitárias exigidas para clínicas e consultórios da saúde.

Precisa de ajuda na regularização do seu estabelecimento de saúde? Entre em contato conosco!

Thaís Oliveira

Comente essa publicação

Fale conosco